Estado: Licenciado (",)

Olá pessoal!

Pois é, tudo o que começa tem um fim e a faculdade não é excepção... Quando comecei este blog, por causa de uma cadeira na minha faculdade, não fazia ideia do que iriam ser estes três anos de estudo, trabalhos, muito muito stress. Como na altura não tinha grandes ideias para um blog decidi chamar-lhe o que sentia na altura "IRONWILL" (vontade de ferro) para simbolizar toda a minha vontade em acabar esta aventura que foi a faculdade e digo-vos o nome ficou mesmo a matar.

O que é que eu penso da faculdade e do ensino superior em geral? Bem... mehn! Tem os seus pontos bons e menos bons mas a finalidade continua sempre a ser a mesma de sempre, ter um "canudo"! Não me venham com aquelas tangas que a faculdade é amizade, e amigos, e bebedeiras, e borga, e espírito académico, e mais sei lá o quê - garanto que para mim não foi nada disso e para muita gente também não! Para mim as pessoas que dizem que a faculdade são as noites de entretenimento com os colegas, estão a confundir adolescência com faculdade. E o ensino superior é estudo... muito estudo! Mesmo não estando na faculdade que é que acham que o pessoal adolescente anda a fazer?!!? Exactamente o mesmo que o pessoal do ensino superior, mas sem o estudo!

Mas eu adianto-me às questões essenciais... "Porquê o ensino superior? Ainda por cima agora?" (sim porque eu sou mais adulto que adolescente :P)

Bem, meus caros a história começa (como todas as histórias que merecem ser contadas) com uma mulher. Neste caso alguém que me achou digamos... "abaixo" da sua posição social. Na altura admito que a minha situação profissional era mais do que precária. Certos dia estava eu a trabalhar quando dei por mim a pensar "Mas o que é que eu estou aqui a fazer? Eu detesto isto! P**a que p**iu, tenho de mudar de vida!" A minha namorada na altura apoiou-me tanto e ficou tão feliz que me deixou, e eu vi-me sozinho, sem trabalho, sem namoro e com uma decisão a fazer... Ensino superior? Sim ou não? Decidi apostar (visto que também não tinha nada a perder) e 3 anos depois aqui estou!

Mas e a faculdade como foi? Bem... foi assim...


Alunos

Sabem como são os alunos no liceu? Bem na faculdade é igual, só que as notas de admissão são mais altas. Há de tudo... Pessoal que se acha, hipócritas, esfregas, escovas, estudiosos, responsáveis, interesseiros, os que usam lábia melhor e pior, falhados , boazonas e competitivos tal e qual como no liceu. Sabem o que não existe na faculdade? GUNAS (ou melhor não havia) . s
Sabem aquele pessoal que nos tira o dinheiro do almoço, rouba-nos as pastas e cadernos, fica com a caneta dos outros e faz desaparecer telemóveis? Essa gente não existe na faculdade (talvez um nessa categoria mas pronto...) E porquê? Porque é gente pobre, e na faculdade ninguém é pobre! Ou o pai paga ou tem dinheiro por mesada que dá para pagar estudo, alojamento, carro e tudo o resto. Na faculdade quem diz que tem família pobres são aqueles em que os pais dizem que só lhe pagam a faculdade e a mesada e mais nada! (mas há mais do que isso?!) E perguntam: "Então como é que tu estavas lá?" Pois... sabem aquele emprego precário que eu tinha? Pois foi ele que o pagou! :P

Professores

Os professores são, antes de mais, pessoas e como pessoas que são vêm em todos os formatos e feitios. Única diferença... são licenciados à muitos anos! E isso faz de alguns deles donos da razão para além do tempo e eternidade. Não me levem a mal eu tive excelentes professores, pessoas que viram em mim alguém que estava a fazer um esforço brutal para fazer o ensino superior, ajudaram-me, deram-me conselhos, ouviram-me e guiaram-me nas dúvidas que alguns achavam mais básicas (mas que para mim eram terríveis) e a esses fiquei bastante em dívida. Já outros... Não interessa o empenho, interesse, experiências de vida que um aluno (que era o que eu era) tenha, não vêm para além da tabuleta de "não licenciado" que todos nós trazíamos e alguns ainda se orgulhavam de dizer que tinham esse direito. Não entendi essa gente?! São pessoas como nós mas, como as pessoas que conhecemos, não nos damos com todas, é mesmo assim.

Testes e trabalhos

Que dizer sobre testes, exames, trabalhos e avaliações?... Foram imensos! Havia disciplinas em que para as completarmos tive trabalhos, apresentação e exame a outras quatro vertentes. Ridículo? Sim... mas fazer o quê? Tinha três e quatro exames a coisa diferentes para ter uma nota final. Os trabalhos não foram nada de fora deste mundo (era um curso de letras por isso nem tinha de fazer muitos cálculos nem nada) mas davam TRABALHO. Precisei de ler montes (e eu para ler, até à faculdade, era só banda desenhada) compilar, comparar, escrever, organizar tudo em trabalhos escritos com referências e mais sei lá o quê... Uma trabalheira. E só para que saibam eu tive em ciências no liceu e nós NUNCA tínhamos trabalhos (boa vida! :P). Os exames eram menos exigentes, mas também mais stressantes. Basicamente era ler, ler, ler e esperar que alguma coisa ficasse na altura de responder às questões, claro que no final do exame já não me lembrava de nada do que tinha escrito.

Espírito Académico

Bem... eu disse no início que isto era assim a modos uma tanga e eu acho que sim. Não posso falar nos outros cursos mas no que eu fiz (nunca se sabe se farei outro ou mestrado, sei lá...) "se hipocrisia fosse mortal a minha faculdade era uma casa funerária!" (Bem talvez não tando assim... looool!). A ver se nos entendemos... O meu curso tem três vertentes. O que significa que no final do segundo ano os alunos têm de escolher para qual das vertentes querem ir. Como a média conta para cada vertente e tem "peso" para depois escolher o local de estágio por mais "amizade" que exista entre as pessoas existe sempre aquela tensão de ter melhor ou pior nota do que o colega não vá ele ficar à nossa frente na escolha. ATENÇÃO: Não era com todos! Alguns (como aqui o "je") só queriam acabar a faculdade, e nem se importavam muito com notas e estágios e sei lá mais o quê. Mas fiquei muito desiludido (e "fudido" sejamos honestos) quando vi certas atitudes em adolescentes e imagina-los um dia mais tarde a ter o mesmo comportamento com colegas de trabalho em empresas, a trabalharem com aqueles valores já inerentes neles (não tivesse eu já visto o mesmo em empresas e em quadros superiores - o que já de si é grave!). E sabem o pior? Nem precisam daquilo!

Todos os que entram no ensino superior já são deles próprios uns "eleitos", estão acima da média e têm todas as capacidades para vencer tanto a nível académico como profissional, então porque se dedicam a ser assim? Fazem ideia de quantos empregados de bar, de limpeza, segurança, trolhas, atendedores de balcão dariam para poder estar três anos a estudar para ter algo melhor? Mas quem sou eu para julgar? À pois... eu fui um desses seguranças!

Que dizer do ensino superior? Acabou! Está feito! Tentei ser correcto com os meus professores, estive o mais perto que pude dos meus colegas e ajudei-os sempre que pude (e eles a mim é certo). Tive 3 anos na faculdade e nunca chumbei, nem a exames, nem em trabalhos, nem em relatórios, nem nada. Qual foi o meu segredo?... Está em letras gordas no título do meu blog!

Abraços! (",)

Comments

Popular Posts